Confira o resultado do Concurso do Espumante Brasileiro

CRÉDITO: JEFERSON SOLDI

compartilhar

Das 520 amostras inscritas, 160 foram premiadas: 15 com Medalha Grande Ouro e 145 com Ouro, contemplando vinícolas do RS, SC, SP e MG.

O 14º Concurso do Espumante Brasileiro se destacou como a maior edição já realizada, reunindo 520 amostras de 102 vinícolas de seis estados: Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O júri, composto por 54 especialistas, concedeu 160 medalhas (30,7% do total): 15 Grande Ouro — recorde frente às 13 de 2023 — e 145 Ouro, segundo as regras internacionais da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A edição também revelou uma mudança no perfil dos espumantes, com maior presença de brut elaborados pelo método tradicional, especialmente de pequenos produtores que buscam agregar valor aos rótulos.

Entre os estilos, os espumantes Nature e Brut (menos adocicados) superam os moscatéis e demi-sec, e os brancos continuam em maior volume que os rosés. A evolução da qualidade é evidente: muitos espumantes atingem altas pontuações, mas apenas os 30% melhores são premiados. Nesta edição, 388 amostras tiveram pontuação digna de medalha, mas ficaram fora dos 30%, sendo 120 para Ouro e 168 para Prata, mostrando o alto nível de competitividade.

Do total de inscrições, 407 amostras (78%) são de espumantes de segunda fermentação (métodos charmat e tradicional) e 113 (22%) de única fermentação (moscatel). Entre os 160 premiados, 124 são brut e 36 moscatéis, confirmando a valorização dos estilos mais secos. Quase 20 castas diferentes foram utilizadas, incluindo Chardonnay, Chenin Blanc, Gamay, Grenache, Moscateis, Pinot Gris, Pinot Noir, Prosecco, Riesling, Sangiovese, Sauvignon Blanc, Trebbiano, Vermentino e Viognier, refletindo criatividade e ousadia dos enólogos.

A avaliação foi rigorosa: em dois dias de degustações às cegas, sete júris com 54 especialistas (enólogos, sommeliers e jornalistas) analisaram todas as amostras, garantindo isenção e credibilidade.

A ABE também concedeu o Prêmio Destaque Sabre de Ouro, reconhecendo um espumante em cada categoria entre os medalhados de Ouro, valorizando a excelência e incentivando inovação.

Prêmio Destaque Sabre de Ouro

Branco Charmat: Zanotto Espumante Brut – Vinícola Campestre (RS)

Branco Tradicional: Cave Amadeu Espumante Brut 2024 – Vinícola Geisse (RS)

Rosé Charmat: Cave Antiga Espumante Brut Rosé Prosecco & Marselan – Cave Antiga (RS)

Rosé Tradicional: L.A. Jovem Espumante Brut Rosé – Luiz Argenta (RS)

Moscatel: Oremus Espumante Moscatel Branco – Fante (RS)

Nature: Ponto Nero Cult Espumante Nature – Ponto Nero (RS)

Resultado completo: Clique aqui

Fique por dentro das novidades acompanhando a Vêneto Mercantil também nas redes sociais, estamos no FacebookInstagram e LinkedIn.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso