Divulgados Melhores Vinhos de Caxias do Sul

Melhores Vinhos - Adriano Chaves 02

compartilhar

Caxias do Sul conheceu os destaques da produção vitivinícola da cidade, em jantar, realizado na noite desta quarta-feira, dia 8. Promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Revinsul, o evento ocorreu no restaurante Tulipa, nos Pavilhões da Festa da Uva.

Além dos troféus, os vinhos premiados ficam aptos a serem comercializados com o selo “Vinho de Caxias do Sul”, que atesta a excelência de produção da bebida. O concurso tem como principal objetivo promover a qualidade dos vinhos caxienses, oportunizar a divulgação e valorização das marcas locais e oferecer às vinícolas possibilidades de negócios e crescimento.

Nesta edição, 34 vinícolas participaram, totalizando 179 amostras de vinhos e sucos inscritas. Em julho, as bebidas passaram por uma análise sensorial realizada por 22 enólogos, enófilos, agrônomos especialistas em vinhos e representantes de laboratórios especializados. As amostras com melhor pontuação também passaram por uma análise físico-química. Foram avaliadas as categorias tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera, tinto vinífera engarrafado e suco de uva.

Conforme estabelecido no regulamento, 30% das amostras que obtiveram as melhores notas em cada categoria foram premiadas com troféus (totalizando 55 amostras premiadas). Neste ano nenhuma amostra recebeu troféu de bronze, pois as 30% melhores amostras receberam notas superiores a 85 pontos. Outras amostras também receberam notas merecedoras de troféu, porém, como o regulamento prevê a premiação de apenas 30% das amostras e que a mesma vinícola não seja premiada mais que uma vez na mesma categoria, estas amostras receberam menção honrosa.

As vinícolas produtoras do suco de uva e dos vinhos vinífera e vinho de mesa melhor pontuadas na avaliação sensorial do concurso foram Ernesto Zanrosso Indústria de Vinhos (vinho de mesa), Vinhos Don Giusepp (vinhos de uvas viníferas) e Vinhos Don Giácomo (suco de uva).

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso